A hereditariedade do Guppy



Um dos melhores exemplos da aplicação deste princípio é a transmissão hereditária
da coloração dourada do Guppy.

Quando um Guppy dourado macho acasala com uma fêmea comum cinza ou quando
um Guppy dourado fêmea é acasalada por um macho comum cinza, somente são gerados
filhos e filhas comuns e ambos cinza.

Montanhas


Fonte da imagem: http://aquafloripa.blogspot.com

É inspirado em um cenário montanhoso e tem um belíssimo trabalho com hardscape (rochas), que não é novidade alguma ser um dos trabalhos mais difíceis de se conseguir um bom resultado. Impressiona também por ser um aquário de pequeno porte, o que inspira cuidados ainda maiores na sua manutenção.




Fontes: http://pedrasnoaquarios.blogspot.com/2008/11/montanhas.html

DICAS PARA DESINFECTAR SEU AQUÁRIO




Primeira parte: O aquário

Desinfecção de todo aquário (pedras, plantas, enfeites, e acessórios) Obs.: Antes, coloque os rebentos numa água limpa e com aeração. Esvazie o aquário, lave tudo normalmente, faça as pedras separadamente. Coloque todos os objectos de volta, complete com água e coloque CLORO! O mesmo processo vale para as pedras. Deixe de molho por uma hora, de vez em quando mexa na água. No final, lave tudo com bastante água para retirar todos os resíduos e o cloro. E monte o aquário normalmente.

Segunda parte: Os Peixes

Faça isto depois que você limpar o aquário, a turma suporta bem ficar na bacia. Você vai precisar de sal grosso, permanganato de potássio, e muita água declorada (sem cloro!). Se você puder... enquanto estiver fazendo a limpeza no aquário, num balde limpo, deixe água limpa areando (use a bomba + pedra porosa).

Você vai precisar de 3 vasilhas.... ou mais... ou você lava a que terminar o processo, mas tem que trocar as soluções tratamento. O esquema é o seguinte água salgada - - água limpa - - água com permanganato - - água limpa água salgada - - água limpa - - água com permanganato - - água limpa.

As medidas das soluções tratamento 1 colher de sopa de sal grosso para um litro de água (acção: provocar um choque de pH que afeta os microorganismos)1/3 do pacotinho de permanganato de potássio para um litro d'água (Obs.: este permanganato de potássio pode ser encontrado em farmácias, tem acção fungicida e bactericida).

Em cada etapa, os peixes deverão ficar em contacto com a solução tratamento por 5 minutos. Os peixes podem ficar um pouco stressados durante e depois do processo, não se preocupe, eles se recuperam bem. Depois disto é dificil algum agente externo resistir... Tem que ter muita paciência! Este tipo de tratamento costuma ser bastante eficiente para fungos e bactérias que atacam externamente os lindinhos. Depois de algum tempo, eles ficarão felizes.

Fonte: http://guppy-blog.blogspot.com

Combate à dengue no verão


Fonte da imagem: http://folhaestudantilcom.blogspot.com


Vamos ajudar a evitar uma epidemia

Lembre-se: água limpa e parada é o lugar predileto do mosquito da dengue.


Tampe as caixas d´agua


Limpe os pratinhos dos vasos de plantas


Não deixe acumular água em cascos e pneus


Não deixe acumular aguá nos cacos de vidros dos muros


Lave bem os vasilhames de água dos animais


Tampe os vasos sanitários


Limpe as bandejas da geladeira e do ar-condicionado


Trate a água da piscina com cloro

O pequeno peixe

Olá Pessoal !!! Recebi este texto por e-mail, e mesmo este Blog só falando de Guppies, gostaria que esse texto fosse repassado a várias pessoas. Por isto, o coloquei aqui, achei interessante ser lido. Sempre se lembrem da moral desse texto antes de deixarem de fazer algo. Leiam e comentem sobre o que acharam. Abraços



Era uma vez, um lindo aquário, enorme, onde havia muitos peixes de vários tipos e tamanhos. Na parte de cima do aquário estavam os peixes maiores, pois a comida, quando caía na água, era para eles, que vinham primeiro. Então, os peixes de cima estavam sempre satisfeitos, pois nunca lhes faltava comida.

Na parte intermediária, estavam os peixes de porte médio. Também havia para eles muita comida. Era o que os grandes peixes da parte de cima não comiam. Mas não havia tanta comida assim para que estes pudessem ficar grandes.

Na parte de baixo estavam os pequeninos peixes. A comida que eles tinham para comer mal dava para mantê-los vivos, pois o pouco que lhes vinha era a sobra dos de cima.

Nesse ambiente, nasceu um pequenino peixe. Ele não se conformava com aquela situação. Certo dia, encontrou um pequeno buraco, numa parte obscura do aquário. Ficou pensando onde aquele buraco iria levá-lo, pois tinha uma grande esperança a vida do lugar onde morava. O pequenino peixe, então, resolveu passar pelo buraco e ver onde ia parar. Encontrou um fio de água que o levava para um ralo, do ralo caiu em um encanamento, e foi parar em um rio.

Observou aquele lugar e viu que era maravilhoso: não faltava comida, tinha espaço suficiente para nadar e ir onde quisesse. Mas o pequenino peixe pensou em seus amigos do aquário e resolveu voltar para dizer a respeito do lugar maravilhoso que encontrou. Indo de volta pelo caminho, chegou ao aquário e começou a falar com todos sobre o lugar maravilhoso que havia encontrado. Todos os peixes começaram a ficar curiosos e questionaram o que deveriam fazer para chegar ao local. Foi quando o peixinho falou:

- Os peixes grandes da parte de cima deverão mudar de lugar. Terão que vir para a parte de baixo para perder peso e, assim, poder passar pelo pequeno buraco. Os peixes da região intermediária deverão alimentar-se menos para perder um pouco de peso também. E os peixes de baixo deverão alimentar-se um pouco mais para obter forças e seguir viagem.

A confusão dentro do aquário começou, com muita discussão, muita discórdia, e alguns começaram a se revoltar contra o pequeno peixe. Depois de muita briga, de pontos de vista diferentes, os peixes tomaram uma decisão: resolveram matar o peixinho que havia causado tanto transtorno àquele lugar.

MORAL: Quando surgir uma nova oportunidade de crescimento em nossa vida, não devemos considerá-la como uma ameaça. Não "mate" as portas que se abrem à sua frente.

Dimensões de aquários para os filhotes




esse é um Guppy Mosaico. A venda no site. (não sou eu que vendo)


O aquário dos filhotes deverá ter no máximo 20 cm de altura, a largura e o comprimento podem variar de 15 cm de largura até 30 a 40 cm de comprimento Sabe-se que o mais importante é a área de superfície do mesmo. O tamanho é um factor que influencia no crescimento, pois quanto maior o tamanho, mais rápido é o crescimento . Porém em aquários muito grandes, além da dificuldade de espaço existe o problema do manejo do mesmo. Se o criador fizer as trocas parciais e seguir o cardápio alimentar a risca, a diferença de crescimento de um aquário para um tanque são pequenas, não compensando a perda de espaço. Porém se o criador tiver condições de ter tanques maiores, aconselho que os filhotes sejam soltos após a separação de sexo dos mesmos, em torno de 2 meses de vida. Assim eles poderão crescer sem perigo de serem inseminados por peixes de qualidade inferior. Muitos criadores usam tanques imensos para criação de guppies porém se o cuidado da separação de sexos e selecção genética não for tomado, em poucas gerações ele perderá todo o potencial genético de sua linhagem.

Fonte da imagem: http://www.guppy.petbh.com.br/



01 - Cauda em véu


02 - Cauda betta


03 - Cauda em tesoura ou V


04 - Cauda em dupla espada


05 - Cauda em espada inferior


06 - Cauda em echarpe ou scarftail


07 - Cauda comum ou selvagem


08 - Femea dourada


09 - Cauda de femea pontuda


10 - Cauda selvagem espada inferior

Dicas básicas para seu aquário


Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

1. Distribua a iluminação uniformemente por todo tanque.

2. Geralmente a água da torneira é muito alcalina para os peixes.

3. Faça vários esconderijos para peixes "tímidos".

4. Esconda o aquecedor debaixo do cascalho.

5. Caramujos ajudam na limpeza do aquário, mas tome cuidado com superpopulação.

6. Alimente os peixes antes de desligar a luz, diminuindo o risco dos peixes maiores se alimentarem dos menores.

7. Após ligar a iluminação, espere 10 minutos para alimentar os peixes.

8. Peixes de cardume, vivem bem em cardume (mínimo de 5).

9. Tenha sempre peixes "faxineiros" no aquário.

10. Conchas não combinam no aquário de água doce.

11. Alimente seus peixes com ostras. Deixe no máximo por 24 h.

12. Prefira bombas submersas, além de silenciosas, são mais eficientes.

13. Peixes de fundo como Coridora e Cascudo também merecem ração, adquira rações especiais.

14. Tenha sempre 2 ou mais rações diferentes para oferecer.

15. O Betta pode conviver com outros peixes desde que não tenha outro macho, já as fêmeas não tem problema. Evite aquário alto para não "afogar" o peixe.

16. Não coloque enfeites que não seja natural. (É quase uma dica essencial!).

17. Além do filtro biológico tenha também filtro mecânico e químico.

18. Tenha sempre equipamentos sobressalentes como termômetro, aquecedor e remédios.

19. Fígado e coração são excelentes alimentos, porém sujam a água.

20. Coloque folha alface na água, os peixes herbívoros adoram.

21. Lâmpadas incandescentes esquentam a água, tome cuidado!

22. Para tanques de água ácida use somente cascalho de rio, já de água alcalina misture cascalho de calcário.

Fonte:
http://guppy-blog.blogspot.com/

Moscow Albino


O Guppy Moscow Albino tem cor azul sólida no corpo e dorsal, são um tom de azul claro e cintilante com alguns tons de rosa bem claro. Tem todo o tamanho e exuberância característica dos Moscow, com uma longa caudal e brilho natural. Ficam impressionantes contra um fundo preto, que realça sua beleza natural. Ficam ainda mais bonitos que os Moscow Blue pois contrastam mais com a cor escura do fundo. Existe um peixe semelhante na Ásia conhecido como o Neon Azul RREA mas a genética não é a mesma. É extremamente fértil, sendo recomendado a iniciantes.


PH: Alcalino (porém são peixes adaptáveis ao Ph ácido ).


Temperatura: 26ºC


KH e GH: médio


Origem: América Central


Tamanho Máximo: 5 cm


Dificuldade: baixa


Agressividade: baixa


Tempo de vida: bem cuidados vivem até 05 anos.
Fonte: www.amordepeixe.com.br

Metal Red Lace Snakesin

O Guppy Metal Red Lace Snakeskin Filigrana Albino é um peixe originado da linha russo-alemã Red Metal, que vem em duas linhagens principais. Tem enorme cauda em delta, e está extremamente bem fixada. Seu corpo mantém suas filigranas terminando em uma enorme cauda. As variedade de cores amarela e vermelha tornam o Guppy Metal Red Lace Snakeskin Filigrana um dos mais lindos exemplares deste peixe. Por ser um exemplar albino os seus tons de amarelo e vermelho são mais claros que o Guppy Metal Red Lace Snakeskin Filigrana. Sem dúvida uma aquisição importante para qualquer aquário de guppys. É extremamente fértil, sendo recomendado a iniciantes.


PH: Alcalino ( porém são peixes adaptáveis ao Ph ácido ).



Temperatura: 26ºC


KH e GH: médio



Origem: América Central



Tamanho Máximo: 5 cm



Dificuldade: baixa



Agressividade: baixa



Tempo de vida: bem cuidados vivem até 05 anos.

Fonte: www.amordepeixe.com.br