Anoxia ( falta de oxigênio )


Fonte da imagem:pt.mongabay.com

As necessidades de oxigênio dissolvido na água são diferentes para cada espécie de peixe ornamental, porém 4 a 8 cm3 por litro é uma taxa muito boa para aquário comunitário. A falta de oxigênio também é causa de grande mortandade, em aquários super povoados e desprovidos de aerização artificial, concorrendo também o material em putrefação, depositado no fundo do aquário e proveniente de excesso de alimentação, atuando como consumidor de oxigênio, pelo ciclo da oxidação.

Por outro lado, a temp. alta da água, acima de 20 C, favorece a consumação do oxigênio, pelo aceleramento dos processos de oxidação no aquário.

Quando há carência de oxigênio, os peixes nadam na superfície da água como procurando que engolir o ar existente na atmosfera, conseqüentemente se asfixiam porque seu aparelho respiratório foi feito para retirar o oxigênio na água e não no ar. (com excessão dos Anabantídeos e alguns outros peixes)

A falta total de Oxigênio denomina-se ANOXIA e é mortal para os peixes, e uma quantidade insuficiente de oxigênio HIPOXIA, e, neste estado, os peixes parecem encontrar-se bem, porém estas concentrações de oxigênio, próximas ao limite mínimo, debilitam as forças naturais dos indivíduos, tornando-os presas fáceis de diversas doenças.

Daí concluir-se ser de fundamental importância a concentração de oxigênio na água dos aquários. Uma concentração de 4 a 8 cm3 de oxigênio por litro é o suficiente para a maioria dos peixes ornamentais.

Quando desejamos aumentar o teor do oxigênio de nossos aquários, utilizamo-nos da aerização artificial ou renovamos parte da água do mesmo, por água sem cloro e na mesma temperatura e pH.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=24678836&tid=2546481490582659328

Marcadores:

1 comentários:

  1. Oie Lu,
    Estou passando para deixar aquela beijoka e desejar uma semana bem bacana prá vc!
    Espero estar tudo bem por aí!
    E dizer que estou aguardando os trabalhos da vovó... hahahahahahahahahaahahaha

    Mil beijinhos