Embolia Gasosa (doença das borbulhas)


Fonte da imagem: http://www.cd3wd.com/cd3wd_40/vita/fishpond/GIF/12P167.GIF

Esta doença se origina pela diminuição repentina da pressão gasosa na água. O sangue dos peixes, que respiram em água de alta pressão gasosa, fica saturado de gás, como consequência dessa mesma pressão.

Se diminuirmos dita pressão por consumo de oxigênio, queda de temperatura ou adição de água nova com menos pressão gasosa, os gases do sangue se desprendem em forma de borbulhas, como consequência da dita pressão. Havendo hipersaturação de oxigênio e permanecendo constante pressão do nitrogênio também se processa a doença das borbulhas isso em virtude da diminuição da concentração de oxigênio demasiadamente rápida.

Estes fenônemos se podem dar em aquários de vegetação luxuriante ou pelo crescimento desordenado de algas. Se a radiação solar ou a iluminação artificial é intensa, as plantas desprendem tanto oxigênio em sua atividade metabólica que podem produzir uma hipersaturação na água. Cessada a radiação luminosa e a liberação do oxigênio pelas plantas , a pressão da água desce rapidamente, porém não a do sangue dos animais. As borbulhas são constituidas, principalmente, de nitrogênio e se acumulam em baixo da pele e na região ocular, produzindo o quadro denominado doença das borbulhas.

As borbulhas sanguíneas podem produzir a morte por EMBOLIA GASOSA.
O Prof. Amlacher recomenda uma forte aerização nos aquários, a fim de evitar a hipersaturação de oxigênio, e, consequentemente, a doença das borbulhas.

A aerização nos aquários é portanto de importância decisiva para um equilíbrio da pressão gasosa.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=24678836&tid=2535543087200559360

Marcadores:

0 comentários: