Oodinose (Doença do veludo)


Fonte da imagem: forumaquario.com.br

Os Protozoários que possuem clorofila em sua constituição são capazes de preparar uma forma de substância alimentícia de carbohidratos que os nutre. Eles utilizam a luz do mesmo modo q os vegetais , para fabricar seus alimentos , usam a função clorofiana .

Esta doença é produzida por um parasito unicelular , dinoflagelado , denominado OODINUM LIMNECTICUM , popularmente chamado de << Íctio veludo >> , e parasito dos peixes ormamentais .

O parasito cobre todo o corpo do peixe , formando uma camada aveludada branca . Esta doença é reconhecida por pontos brancos grandes , que são as colônias dos parasitos enquistados no peixe .Também , como no tratamento do Íctio , os parasitos são atingidos pelos produtos químicos ao deixarem o corpo do hospedeiro para a perpetuação da espécie .

A elevação da temperatura ambiente para 28 C precipita a saída dos parasitos do corpo do seu hospedeiro .

Tratamento : Aureomicina ou Acriflavina
Dosagem : 15 mg p/ 1 Litro de água .
Banhos de 24 a 36 horas , durante 4 dias , à 28 C .

Outro tratamento que é controvertido , é o uso de pedaços de arame de cobre na água do aquário . O cobre em contato com os ácidos orgânicos existentes no aquário , fornece sais de cobre em proporções diminutas , porém suficientes para matar esses parasitos . Estes sais em proporção superior a 3 partes por milhão , são letais para os peixes .

"Carlos André Salles", ilustre biologista e pesquisador, obteve excelentes resultados no combate a esta doença , utilizando como terapêutica moedas de 1 cm, americanas, devido à pureza das mesmas , tamanho e quantidade dos sais , segundo o relato de Raul Pereira , outro competente aquariólogo."Amlacher" tem debelado esta parasitose utilizando "Acriflavina" durante 3 ou 4 dias. O saudoso "William T. Innes" afirmava que o Sulfato de cobre não servia para nada por apresentar consequências graves nos peixes tratados por estes sais .

"Gastão Botelho"e "A. Bergamini de Abreu" , autores do livro : Doenças e tratamentos dos peixes ornamentais, obtiveram excelentes resultados (cura em 24 horas) no combate de fungos utilizando sais de sulfato de cobre .

Marcadores:

3 comentários:

  1. tem um selinho pra vc no meu blog...
    Beijosssssss da * Poderosa *
    http://mundodapoderosa.blogspot.com

  1. Luiza Helena disse...:

    Obrigada pelo lindo selinho.

  1. Marcelo Ribeiro disse...:

    Tenho um guppi que esta ficando meio que descamando. Ele esta triste. Estou pesquisando sobre possiveis doneças com essas caracteristicas, mas nao estou tendo sucesso. Você saberias me informa algo sobre essas doença?
    Muito obrigado
    Marcelo
    makeloo@yahoo.com.br