Limpa - vidro



Esse peixe é muito útil para a qualidade da água e equilíbrio natural do aquário. É um animal pacífico que se alimenta do limo existente no aquário. Apesar de não ser um animal muito exuberante, sempre é bom mantê-lo no seu aquário, pois como o seu próprio nome diz, ajudará na limpeza dos vidros e conseqüentemente na sua beleza.

Mesmo sendo um peixe tranqüilo, o ideal é introduzi-lo no aquário apenas quando já houver criação de limo, caso contrário, os outros peixes podem se tornar seus alimentos. O limpa-vidro também come alimentos em flocos e artêmias salinas.

Costuma atingir cerca de 5 centímetros e vive em águas com pH neutro ou ligeiramente ácido entre 7,0 a 6,8. A temperatura ideal fica entre 19 a 26ºC. Para conseguir realizar o seu trabalho, o de limpar, utiliza sua boca como se fosse uma ventosa e assim suga e raspa os alimentos dos vidros.


O animal pode passar hora imóvel grudado no vidro, o que não quer dizer que ele está doente ou com algum problema. Pelo contrário, essa é uma atitude comum para o limpa-vidro que quando menos se espera já trocou de lugar no aquário, mas continua grudado no vidro.

Para colocá-lo em um aquário é indicado comprar ao menos dois exemplares, pois eles não gostam de ficar sozinhos sem animais da mesma espécie. São peixes ovíparos, entretanto pouco se sabe sobre a reprodução em cativeiro.

Esse peixe tem sua origem na América do Sul. São facilmente encontrados no seu habitat natural.

Fonte: www.petfriends.com.br

Marcadores:

9 comentários:

  1. Gostei do nome do peixinho mexirica... rrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs...
    Que legal vc estar em Minas, eu não conheço não, ma, tenho amigas virtuais que estão sempre falando comigo. Elas são de Lafayete. Sei que depois da tragédia das chuvas, graças a Deus as coisas estão caminhando e as pessoas estão recontruindo suas vidas, e eu torço por isso.
    Vou fazer o banner agora! Bjos.

  1. Luiza Helena disse...:

    Káthia Marchand ~~> Rsrsrs também é o nome de uma fruta. Eu também torço. Que bom. Abraços

  1. peixe tambem come borda de pizza?
    eu joguei umas 6 bordas de pizza de frango com catupiry e de calabresa no aquario do meu primo e ele ficou bravo porque os peixes morreram todos. Tem alguns sabores que eles preferem?

    visite me http://www.meunomenaoeeneias.blogspot.com/

  1. Luiza Helena disse...:

    Álvaro Neto ~~> Eles não comem não. Todos os peixes morreram por causa que provavelmente etava cm gordura e sujou todo o aquário, trazendo para eles a morte. Eles não comem pizza e também não recomendo a ninguém dar a eles pizza. O preferível para eles comerem é ração industrializada e alimentos vivos.

  1. Nem borda recheada??
    Se eles nao gostam porque comeram uma borda quase inteira

  1. Luiza Helena disse...:

    Álvaro Neto ~~> O peixe come quase tudo o que damos para ele. Mas isso não significa que seja o correto. É a mesma coisa que uma pessoa ingerir veneno sem saber. Abraços e qualquer dúvida estamos ao seu dispor.

  1. Oie Lú,
    Eu sou uma sirizinha que está fazendo aniversário hoje (15/07 - canceriana). Será que bolo é uma boa pedida para colocar no meu aquário? Hahahahahaha ... Brincadeirinha! Olhá só, meu anjo, eu não consegui fazer o banner não. Sabe como é, o tico e o teco deve ter se desencontrado por aí ... é fogo menina!!!
    Assim que eu conseguir te aviso tá?
    Mil beijokas,
    Káthia.

  1. Luiza Helena disse...:

    Káthia Marchand ~~> Parabéns !!! Tudo de bom para vc Kátia. Rrsrsrsrs. O.K . Quando vc fizer colocarei o seu aqui, o seu lugar esta aqui guardadinho. Abraços e boa semana.

  1. Unknown disse...:

    no interior do paraná onde eu nasci e fui criado, quando criança, eu costumava pescar um peixe igual a esse, chamavamos ele de cascudo, por ser um peixe de casca dura, ele ficava escondido nas pedras, acho que é da mesma espécie.