Fêmeas Virgens

Fonte da imagem: arcadenoe.sapo.pt

Sabe-se que o guppy por ser muito fértil com poucos meses pode haver uma troca de genes, ou seja, um cruzamento. Acontecendo isso a fêmea tem a capacidade de armazenar espermatozóides por 5 a 8 gerações de crias. Seria uma tragédia, pois um macho não muito bom pode inseminar uma excelente fêmea estragando assim todo um trabalho de seleção.

Aconselhamos a separação dos filhotes machos e fêmeas com um mês da idade. Para isso devemos identificar os filhotes machos das fêmeas da seguinte forma:

A - a fêmea possui atrás da barriga (local onde saem às fezes ) uma pinta preta.

B - o macho com poucos meses começa a encurtar o gonopódio (nadadeiras ventrais - órgão copulador do macho).

As fêmeas deverão ficar separadas de quatro a cinco meses de vida quando então deverão ser inseridas junto com os machos selecionados em um único tanque porém isoladas por uma caixa de tela. Deverão ficar no mesmo tanque sem contato com a mesma água por mais umas duas semanas. Isto porque haverá uma troca de hormônios dos machos para as fêmeas e vice-versa acelerando o desenvolvimento de ambos. Posteriormente deve-se soltar as fêmeas normalmente para procriação.

A foto acima ilustra o gonopódio masculino de um macho americano.

Fonte: www.amordepeixe.com.br

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Nosssa que lindo seu blog, parabéns. posso colocar seu blog na minha lista do meu blog http://tudosobreaquarios210.blogspot.com/ ???