CUIDADO COM OS FILHOTES




Fonte da imagem: www.acuaristas.cl/fotos/laz/alevines1.jpg

Procedimentos necessários do nascimento aos primeiros 15 dias de vida dos alevinos:

Após o nascimento dos alevinos, a primeira coisa a se fazer e retira-los do aquário onde estão com a mãe ou da chocadeira e separá-los em um recipiente se possível transparente (pode ser garrafa descartável cortada tipo copo) e imediatamente deixar este recipiente boiando dentro do tanque a ser povoado por eles. Dentro deste copo eles se aclimatarão ao novo ambiente enquanto o saco vitelineo acaba de ser absorvido.

A primeira alimentação é muito importante e para induzir os filhotes a se alimentarem nada melhor do que alimento vivo .Muitos filhotes morrem de inanição por não se acostumarem a comer ração pois trata-se de um alimento seco e sem estimulo para eles. O melhor é a alimentação com náuplios de artêmia (melhor alimento) e paralelamente poderá ser dado também microvermes. Alguns dão infusórios, porém estes sujam bem a água podendo assim trazer problemas futuros tais com fungos ou parasitas.

1º alimento: Coloco um pouco de náuplios para eles dentro do copo cinco horas após terem sido separados, assim neste ambiente de pouco espaço eles acabam devorando os mesmos (cuidado com excessos – tudo deve ser devorado até no máximo cinco min).

2º alimento: Após 6 horas da primeira alimentação insiro nova porção pequena de náuplios, podendo ser inserido também o micro verme que até dura mais tempo vivo.

Quinze horas depois eu solto os filhotes no novo ambiente, já com filtro interno, água descansada e virgem, sem pedras e sem plantas. O aquecimento deverá ser constante em média de 28 ºC, PH de 7.0 a 7.2 e DH em torno de 1 (pode ser até 5 mas o ideal é uma dureza entre 1 e 3).

Calendário diário de alimentos: Para filhotes o alimento demora em torno de 30 minutos até ser digerido. Teoricamente podemos alimentá-los em pequenas doses a cada 30 minutos, porém o tempo gasto para isso é impossível para qualquer pessoa que tenha outra atividade. No meu caso eu dou em média 3 a 4 porções de alimento por dia:

• às 7:30 AM

• às 12:00 AM

• às 17:00 PM

• às 20:00 PM.

Procure variar ao máximo as alimentações. Nos primeiros 5 dias de preferência a alimentos vivos e no caso pode ser dado microvermes e artemias. Após 5 dias insira aos poucos ração bem fina. Compre ração de boa qualidade e bata no liquidificador e peneirando-a em malha bem fina.Dê ração em média 2 vezes ao dia. O restante continua sendo alimento vivo.


Esta provado que a maior mortalidade esta nos primeiros 15 dias de vida, se o criador se ativer a estes cuidados a perda poderá variar de 0 a 5% até estágio adulto. A primeira alimentação do dia é a mais importante por isso dê sempre o que há de melhor – Artemias.


Fonte: www.amordepeixe.com.br

Marcadores:

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Enaaaa tanto bebe!!!!
    Adoro os guppies.
    Tenho uma femea num pequeno aquario, pois por agora nao estou com muito espaço em casa e a vida ta cara *-*

    Continua com o bom trabalho que tens feito no blog;)

    Oh ja agora se quiseres faz uma visita ao meu blog que também fala de aquariofilia:

    http://aquariophily1.blogspot.com/


    Cumprimentos

  1. Luiza Helena disse...:

    Obrigada pelo comentário ! Já visitei o seu blog. Abraços