O efeito da amônia nos peixes - Parte 2


Origens da Amônia


Os animais podem eliminar o nitrogênio do organismo de 3 formas :

ácido úrico , uréia ou então amônia.
A escolha do organismo, de uma delas, depende das características destes compostos químicos. Durante sua evolução, os peixes optaram por excretar o nitrogênio na forma de amônia, pois este produto apesar de ser altamente tóxico, é o mais solúvel na água.

A fonte mais importante de amônia são os próprios peixes, que as eliminam como produto final das proteínas.

Os restos de comida são atacados pelas bactérias, que transformam suas proteínas em amônia.

Os peixes mortos também sofrem a ação das bactérias.

Transporte dos Peixes

A amônia afeta os peixes fazendo com que o sangue perca a capacidade de transportar oxigênio. O peixe sofre, portando, um processo de asfixia.

Peixes que são submetidos a longas viagens, ficam expostos em sacos plásticos, a altos níveis de CO2 e amônia.

Diminui-se o efeito desses 2 elementos quando é injetado oxigênio no saco plástico antes de ser fechado e pela baixa temperatura.

No transporte a baixa temperatura serve para diminuir o metabolismo dos peixes e assim diminuir o consumo de oxigênio e a excreção.

Sintomas de envenenamento

Como já foi dito anteriormente, o peixe intoxicado por amônia sofre um processo de anoxia ( falta de oxigênio ), pois seu sangue perde a capacidade de transportar o oxigênio para os tecidos.

Os peixes intoxicados nadam na superfície da água e tem a respiração acelerada.

Estes sintomas são os mesmos que apresentam quando estão em água com pouco oxigênio ou quando sofrem um choque pela mudança de pH.

A amônia também pode causar dano nas brânquias, pele, e nas nadadeiras, provocando um aparecimento de manchas vermelhas e até mesmo ulcerações.

Estas regiões tornam-se vulneráveis a infecções por bactérias ou fungos.

Conclusão
A amônia é o principal fator de mortandade de peixes em lojas e grandes atacadistas, nos aquários de nossas casas, o cuidado para controlar esse perigo sempre presente, devem ser levados em conta, principalmente em aquário superpovoados.

Devemos realizar sempre TPAs em nossos aquários.

Não bastando apenas repor a água que evapora... é preciso tirar parte da água do aquário e substituí-la por água nova (descansada ) sem cloro e com mesma temperatura e pH.

Lembrando sempre que a água evapora, mas a amônia não.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=24678836&tid=2588744731131994368

0 comentários: