A homeopatia no tratamento de peixes


Fonte da imagem: es.gov.br

O que é homeopatia ?

Em geral, as pessoas associam a homeopatia ao tratamento caseiro de doenças, através de ervas medicinais, automedicação decorrente de conhecimento empírico popular. Já os consumidores de "produtos naturais", tão em voga na atualidade, conhecem a homeopatia apenas por uma opção de cura natural de ação lenta e paleativa. Ao contrário do que se pensa, a Homeopatia é rigorasamente uma ciência, trata-se de uma Escola de Medicina, surgida no final do sec. XVIII do inconformismo de um médico Alemão, Dr. Samuel Hahnemann.

A lei dos semelhantes

Numa posterior fase de estudos, Hahnemann conclui a segunda descoberta que abalou a medicina tradicional de então: ficava estabelecido que uma substância pura e concentrada desencadearia num organismo sadio, uma série de reações que a mesma substância, em diluição fraquíssima, anularia num organismo enfermo. Os semelhantes curam os semelhantes (Similia Similubus Curantur). Esta lei deu origem à nova Escola de Medicina na Europa, que passaria a ser conhecida como " escola Homeopática", denominação vinda do grego "Homonios ( semelhantes ), "Pathos" ( doença ).

Medicamentos Principais e Aplicação

Os medicamentos homeopáticos são substâncias ministradas em diversos graus de diluição : 1º , 2º , 3º , 4º , 5º , 30º , etc; adequadas ao quadro de sintomas que a doença apresenta. Para ministrar os medicamentos em diluições ou doses proporcionais aos peixes de que se vai tratar, deve-se levar em consideração o seu porte e peso específicos.

Aquaristas podem utilizar os remédios relacionados a seguir, já aprovados anteriormente em pesquisa pioneira deGastão Botelho e A. Bergamini de Abreu que apresentam os resultados com homeopatia no livro: Doenças e Tratamento de Peixes ornamentais ( 9º edição, Livraria Nobel, 1985 ).

Arnica 5º : lesões cutâneas, quedas e pancadas.

Sulphur 3º : parasitas cutâneos ( Íctio, etc ).

Mercurium 3º : úlcera de córnea e do aparelho digestivo.

Euphrasia 5º : conjutivites, turvação branca nos olhos causados por ferimentos, inflamações e outras doenças oculares.

Ferrum 3º : doenças anêmicas originárias por deficiência de ferro na alimentação.

Calcária Carbônica 3º : raquitismo, doenças das glândulas e de pele.

Barita Carbônica 3º : desnutrição e enfraquecimento.

Argentum Nítrico 3º : emagrecimento sem razão aparente e úlceras da pele.

O uso da Homeopatia é vantajoso para o aquarista, sendo dificil a remoção do peixe doente, poderá tratar o mesmo no aquário comunitário, evitando que o equilíbrio biológico do aquário seja destruido por outros tipos de medicamentos.

A Medicina Homeopática não pretende ser a única ou melhor opção de cura entre o que se conhece no campo científico, mas desde o início, a sua terapéutica tem por diretriz o lema: "PRIMUS NON NOCERE" ou seja, Primeiro Não Prejudicar.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=24678836&tid=2542990813894893824

Marcadores:

0 comentários: