Plistoforose ( Doença do Neon )


Fonte da imagem: petfriends.com.br

O agente causador desta infestação é o PLISTOPHORA HIPHESSOBRYCONIS, descoberto em 1914, e descrito pela primeira vez por SCHÄPERCLAUS que o encontrou em uma espécie de Neon; daí ter se generalizado o nome inadequado de "doença do peixe Neon" ou "doença do Neon”.

Hoje, já sabemos que o PLISTOPHORA ataca também outras espécies de peixes, tais como: Hyphessobrycon gracillis, Hyphessobrycon flammeus, Hemigrammus ocellifer (peixes da família dos Caracídeos).

O parasito também ataca o Paulistinha ( Danio rerio ) da família dos Ciprinídeos.
Esta parasitose provoca o intumescimento e destruição dos músculos dos peixes infestados, atacando também os rins.

O quadro clínico da PLISTOFOROSE varia muito, porque nem sempre os sintomas são idênticos. Assim, pode-se observar que um peixe, cuja banda ou linha colorida ou fosforescente havia empalecido, não denota nenhum elemento infestante, ao passo que outros, de aspecto completamente normal, estavam fortemente atacados.

Apesar de tudo, a palidez do corpo e a interrupção da banda ou linha colorida nas espécies de Neon devem ser consideradas como sintoma da doença. A palidez começa em forma de manchas, que se vão estendendo até chegar a uma descoloração total. THIEME observou que os Neons atacados por PLISTOFOROSE nadam também durante a noite dando voltas contínuas, sem adotar a postura de dormir (quietos a poucos centímetros do fundo do aquário).

Observou, também, THIEME que os peixes doentes se separam do cardume. O adelgamento do abdome é outro sintoma característico.

Quando em fase adiantada, esta doença provoca transtornos no equilíbrio natatório dos peixes, fazendo-os nadar em posição oblíqua.

Até hoje não há nenhuma medicação específica contra a PLISTOFOROSE. Alguns ensaios com antibióticos não obtiveram êxito.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=24678836&tid=2548859927507067136

Marcadores:

2 comentários:

  1. Oi Lú,
    Como vai essa força menina?
    Estou passando por aqui para deixar meus famosos beijinhos, hahahahaha ... ô mulher beijokeira sô!
    Hahahahahaha ... como sempre, não entendo nada de peixinhos, mas, amei esse coloridinho vermelho!
    Tem selinho lá no meu blog de mimos.
    Aceita, hein!!!!!


    Beijokas

  1. Quero te oferecer uma coisa:
    Eu te oferto uma árvore de Natal que está lá em meu bloguinho.
    É para enfeitar e anunciar o Espírito do Natal!
    Espero que aceite pois é com muito carinho que te dou, tá?

    ◦◦ღ Beijinhos ◦◦ღ