Consaguinidade, Degenerescência e Seleção

Acredito que estes são os termos mais frequentes nas polêmicas desenvolvidas pela maioria dos criadores.

Para o leigo, Consaguinidade representa parentesco, e tecnicamente o termo significa mesmo sangue. Para o criador de Guppies, no entanto, não significa mais que uma característica sem importância. Geneticamente o sangue não representa qualquer influência, e sim apenas o que está contido nos genes. O sangue é formado através de informações contidas nos genes. Jamais participa diretamente na fecundação, a não ser que alguém já tenha achado glóbulos vermelhos e brancos num espermatozóide.

Degenerescência é outro termo muitas vezes mal empregado. Acredito que, para natureza, o animal degenerado é aquele que não possui condições suficientes para sobrevivência. Nossos Guppies de seleção artificial são exemplos disso.

Seria muito válido dizer que os mais fortes sempre voltam, sempre reaparecem em nossas criações, apesar de darmos, na maioria das vezes, preferência aos mais fracos, só porque posuem uma linda nadadeira.

Degenerascências mesmo, só surgem quando produzimos animais com deficiências, tendo parentesco ou não, deficiências estas que quando se tornam visíveis identificamos como degerescências.

O cruzamento de animais com parentesco, de forma alguma representa degeneração, ao contrário, se soubermos usar sempre suas melhores qualidades, não só de cores e formas, mas principalmente de vitalidade e saúde.

O criador deve usar de toda sua habilidade para reproduzir apenas animais sadios, fortes, de muita vitalidade e considerar as cores e formas de nadadeiras mais como segundo objetivo. Não nos será útil usar um reprodutor, um peixe de enormes nadadeiras e cores que consideramos lindas, se ele transmitir também uma série de deficiências. Após algumas gerações, certamente, só restarão as deficiências.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=24678836&tid=2586892616679907584

0 comentários: