Prevenção das algas

As plantas superiores levam vantagem sobre as algas na competição pelos nutrientes quando o ambiente se encontra biologicamente equilibrado, o que só ocorre alguns meses depois da instalação e montagem do aquário.

Antes, na fase de adaptação, elas não podem asssimilar os nutrientes de maneira satisfatória e acabam cedendo espaço ao crescimento desordenado de algas ( estas não precisam passar por períodos de adaptação).

Experiências realizadas ( Horst & Kipper, 1985 ) mostraram que o risco de infestação fica minimizado plantando-se o aquário desde o início, de modo que, mesmo realizando suas funções vitais ainda com deficiência, o grande número de plantas absorva todos os nutrientes, antes que as algas possam fazê-lo.

A introdução de peixes comedores de algas e a troca periódica de pequena parte de água do aquário ( para remover o excesso de nitratos e fosfatos ) também são medidas muito adequadas.

Após o estabelecimento do citado equilíbrio, com o pleno desenvolvimento das raízes e demais estruturas de absorção das plantas, a possibilidade de infestação reduz-se bastante, e somente uma súbita e profunda mudança da qualidade da água, causada, por exemplo, pelo excesso de matéria orgânica em decomposição, poderá formentar o crescimento descontrolado de algas.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=24678836&tid=5233199044952154368

Marcadores:

2 comentários:

  1. Unknown disse...:

    olha eu aqui de novo comentando 'algo"
    pra não perder o costume,
    e olha que estou aprendendo alguma coisa sobra aquários.
    a hora que for montar o meu, eu já sei o que fazer.

  1. Luiza Helena disse...:

    rsrsrs. É mesmo Serjão