Métodos p/ Reprodução



Na criação do Guppy consideram se basicamente três métodos:

1 - Cruzamentos entre animais sem parentesco .
2 - Cruzamento entre animais com parentesco .
3 - Criação por linhagens .

1- Cruzando-se animais sem parentesco, o resultado é sempre imprevisível.
Normalmente surgem descendentes de diferentes tamanhos , formas e cores , e levará muitas gerações de cruzamentos com descendentes entre si até que se tenham um resultado aproximadamente uniforme .

2 - Cruzando-se animais com parentesco, isto é , irmãos entre si , pais e filhas e assim por diante , garantimos com certa segurança as características que interessam.
Parece que surge como principal problema a diminuição da vitalidade, pondo em risco a linhagem .

3 - Da cria de um casal se isolam 2 ou 3 casais que então são criados separadamente .
Com cada casal de irmãos se procede cruzando somente os descendentes entre si .
Formam se, assim , 2 ou 3 linhagens , dando-se preferência à valorização de caracteres diferentes em cada uma , por exemplo : numa, a cor noutra , o tamanho e , na terceira , a forma das nadadeiras . Cruzando-se após certo tempo os melhores representantes de cada linhagem , teremos cruzamentos entre animais diferentes , porém de alguma forma parentes . Estes normalmente, garantem os melhores resultados.

O último método é naturalmente o mais trabalhoso e também mais custoso. Necessitam-se muitos aquários e de muito trabalho teórico, mas é o único que garante a fixação de caracteres.

Quando, por motivos de espaço, não for possível desenvolver Guppies neste método , é aconselhável a união de 2 ou 3 criadores , ficando cada um com uma linhagem, fazendo-se posteriormente a permuta dos reprodutores .

Talvez o principiante se preocupe com o grande número de aquários, mas para criar uma linhagem já bastam 4 aquários. Porém é seguro que se torna um aficionado depois de algum tempo, geralmente conta com 12 ou mais aquários, e como os aquários em média são pequenos ( entre 9 e 40 L ), dá-se um jeito no espaço .

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=24678836&tid=2587136815635456256

0 comentários: