Argulose



Fonte da imagem: forumaquario.com.br

Parasitose provocada por diversas espécies do gênero ARGULUS , especialmente A. FOLIACEUS. O transmissor é conhecido por <<>> e é protegido do exterior por sua carapaça. O macho vive livre na água, enquanto que a fêmea vive fixada ao corpo do peixe, de preferência na parte inferior do abdômem onde a pele é mais tenra e sem escama. Costuma deixar seu hospedeiro no momento da postura e nada, então, ativamente, para se fixar nas paredes do aquário ou nas plantas.

Vários Ciprinídeos, assim como Ciclídeos e Caracídeos são geralmente atacados por esse parasito. As manchas sangüíneas na pele dos peixes são, em geral, sintomas produzidos pelas picadas do <<>> .
Além do "piolho", há outros crustáceos de maiores dimensões, como as Dáfnias, que perfuram a pele do peixe, para isso utilizando-se de uma trompa venenosa por meio da qual injetam uma substância urticante e tóxica, que pode matá-lo.

Como terapêutica, usam-se "banhos" de Permanganato de Potássio. Se o parasito é visível a ôlho nú, deve-se retira-lo com uma pequena pinça. Caso contrário, para que ele se solte aplica-se uma solução de Cloreto de Sódio.
É aconselhável a desinfecção do aquário, em virtude de possível postura, cujo ciclo
é de cerca de 8 semanas.

O emprego de Dáfnias, como alimento vivo, é inconveniente uma vez que poderá trazer como conseqüência, uma infestação parasitária.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=24678836&tid=2548693083060003072

Marcadores:

0 comentários: