Argulose



Fonte da imagem: forumaquario.com.br

Parasitose provocada por diversas espécies do gênero ARGULUS , especialmente A. FOLIACEUS. O transmissor é conhecido por <<>> e é protegido do exterior por sua carapaça. O macho vive livre na água, enquanto que a fêmea vive fixada ao corpo do peixe, de preferência na parte inferior do abdômem onde a pele é mais tenra e sem escama. Costuma deixar seu hospedeiro no momento da postura e nada, então, ativamente, para se fixar nas paredes do aquário ou nas plantas.

Vários Ciprinídeos, assim como Ciclídeos e Caracídeos são geralmente atacados por esse parasito. As manchas sangüíneas na pele dos peixes são, em geral, sintomas produzidos pelas picadas do <<>> .
Além do "piolho", há outros crustáceos de maiores dimensões, como as Dáfnias, que perfuram a pele do peixe, para isso utilizando-se de uma trompa venenosa por meio da qual injetam uma substância urticante e tóxica, que pode matá-lo.

Como terapêutica, usam-se "banhos" de Permanganato de Potássio. Se o parasito é visível a ôlho nú, deve-se retira-lo com uma pequena pinça. Caso contrário, para que ele se solte aplica-se uma solução de Cloreto de Sódio.
É aconselhável a desinfecção do aquário, em virtude de possível postura, cujo ciclo
é de cerca de 8 semanas.

O emprego de Dáfnias, como alimento vivo, é inconveniente uma vez que poderá trazer como conseqüência, uma infestação parasitária.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=24678836&tid=2548693083060003072

Marcadores:

1 comentários:

  1. todo sábado tem um link direto do
    MARMANJJUS THE BLOG para uma das postagens de blogs parceiros.

    confira aqui
    MARMANJJUS THE BLOG
    seu link não apareceu? entre no MARMANJJUS THE BLOG tem um banner que te leva direto ao orkut, deixe lá seu link.
    sábado que vem ele poderá estar disponível.

    obrigado pela parceria e não se esqueça de mandar o link da sua melhor postagem para aparecer no marmanjjus no sábado que vem,
    obrigado e até a próxima visita.