Vantagens e desvantagens nos cruzamentos

Aqui Cláudia, como você pediu. Espero que gostem !!!




As técnicas utilizadas pelos criadores para manter e melhorar uma linhagem de guppies são as seguintes:

Cruzamentos dentro da mesma linhagem (In-breeding)
Cruzamentos em linha (line-breeding)
Cruzamentos não relacionados (out-crossing)

Cruzamentos dentro da mesma linhagem

Nesse método são cruzados irmãos com irmãs, pai com filha, mãe com filho, ou irmãos com tios. Com esse método os filhos a cada geração mais se parecem com os pais, mas também podem ser fixados caracteres que você não esteja desejando. Com o uso por muito tempo somente desse método há também a perda de tamanho dos peixes. Se estiver perseguido tamanho nos seus peixes é preferível usar o método tio/tia. É sempre bom não esquecer que as características procuradas de formato e tamanho podem levar a linhas menos férteis, pois na natureza os mais fortes e ágeis serão os reprodutores naturais. A correta escolha dos reprodutores é fator importantíssimo nesse método de criação, mas devemos ter o conhecimento que somente utilizando esse método não conseguiremos manter nossa linhagem perfeita por muito tempo.

Cruzamentos em linha

O principio desse método de criação é o de se manter várias linhas dentro da mesma linhagem. Por exemplo você poderia manter uma linha para tamanho, outra para cor, outra para formato. Com também poderia ter diversas outras linhas selecionadas por fertilidade, comportamento, vigor, canibalismo, etc... O importante é saber que as características mais difíceis de se fixar e manter são a cor e o formato do peixe.

Com o cruzamento entre essas linhas criadas é que surgirão os peixes para exposição, peixes que terão as melhores características de cada linha, ou seja um peixe grande, com cores bem definidas e sem falhas e um formato adequado, tanto de corpo quanto de nadadeiras.

Cruzamentos não relacionados

Para se fazer um cruzamento não relacionado, ou seja, um cruzamento entre peixes de linhagens diferentes, é preciso muito conhecimento, pois se fizermos um cruzamento desses ao acaso, a possibilidade de o resultado desse cruzamento dar errado, com o nascimento de peixes inferiores, é maior do que 90%.

Linhagens já criadas há muito tempo e com características já bem fixas não precisam ser cruzadas com outras linhagens.

Os motivos que podem nos levar a realizar um cruzamento desse tipo são:
1-Se você decidir criar sua própria linhagem, ou seja, uma nova linhagem de guppies.
2-Quando você quiser criar peixes híbridos de grande tamanho para participar de exposições. É bom saber que esse peixes não deverão ser utilizados como seus futuros reprodutores.
3-Outro motivo seria a de você tentar recuperar uma linhagem onde você só tenha um macho ou uma fêmea, ou se em sua linhagem apareceu um problema de infertilidade. Quando você quer melhorar uma linhagem, e acrescentar características novas a essas linhagens, como tamanho ou nadadeiras

3 comentários:

  1. claudia disse...:

    Valeu!! Bela matéria!!

  1. claudia disse...:

    Valeu!! Bela matéria, vai ajudar a todos que amam esse peixe maravilhoso!!!

  1. Guppy disse...:

    Obrigada !

    Abraços,

    Lu_