O crescimento dos Guppies




Há um determinado fator nos Guppies que todos os criadores, com raras exceções, esbarram com ele: é o crescimento rápido e contínuo.


O Guppy depois que deixou de ser a simples condição de "barrigudinho" passou a exigir um tratamento bastante diferente.


Ele não admite mais comer apenas duas vezes por dia, e sim, seis vezes e tão somente pó e flocos. Está desejando uma alimentação diversificada através de: Patê de Gordon, Patê de frutos do mar, e principalmente, alimentos vivos: microvermes, enquitréia, dáfnia, rotíferos, cyclops, náuplios, larvas de mosquito, lavas de Drosófilas, além de farinha de minhoca, minhoca floculada, farinha de salmão e ração balanceada.


Ele esta "cobrando" de nós um horário para se alimentar com as quantidades certas para seu tamanho, exatamente o que as nutricionistas fazem com as pessoas que as procuram. De acordo com o peso, altura, idade e o sintoma da pessoa ela elabora um cardápio a ser seguido, todo balanceado em termos de calorias, proteínas e gorduras.


Considerando que a digestão do Guppy adulto é de uma hora porque não alimentá-lo, pelo menos uma seis vezes ou até mais dependendo da disponibilidade da pessoa?
Considerando que digestão do Guppy filhote é de vinte e cinco minutos porque não alimentá-lo seis vezes também?


Felizmente, já há um consenso que o Guppy deve ser alimentado muitas vezes em pequenas quantidades. Esta é a verdade sobre um dos fatores de crescimento dos Guppies que não podemos prescindir jamais.


O outro fator é a troca da água semanal em 20% pelo menos, já que o ideal seria todo os dias,. A água deve ser alcalina em torno de 7,2 e com bastante aeração com borbulhas de água bem mais forte do que se fazia.


Na realidade, estamos com estas providências, tentando dar aos Guppies as mesmas condições de vida dos "barrigudinhos" que vivem em rios de pouca lâmina de água, muita correnteza e constante renovação de água, além de uma alimentação à base de seres vivos.


Se damos aos Guppies suas condições de vida semelhante as suas origens e contamos com a carga genética que os atuais Guppies irão transmitir, não há dúvida alguma que o crescimento do Guppy será completamente diferente do que é hoje.


Através destes anos todos, temos feito várias constatações sobre o comportamento e crescimento dos Guppies, mas nenhuma foi tão evidente quanto a necessidade de diversificação alimentar, troca e movimentação da água.

0 comentários: