Uma outra boa receita de patê:

Fonte da imagem: saudeanimal.com.br


    Ingredientes:
    100 gramas de coração do boi
    100 gramas de fígado de boi
    100 gramas de fígado de galinha
    (não precisa ser os três, pode ser só o fígado, ou só o coração, mas se tirar alguma carne acima, diminua a cenoura e a batata na mesma proporção)
    3 Cenouras
    3 Batatas
    10 Folhas de espinafre
    2 colheres de sopa farinha da Salmão (se não tiver não tem problema)
    2 colheres de sopa de Farinha de Minhoca (se não tiver não tem problema)
    1 colher de café de açúcar
    1 colher de café de sal
    2 ovos (pode ser inteiro, com casca e tudo)
    3 colheres de sobremesa de Gelatina em pó sem sabor incolor .
    Limpe bem, tirando as partes gordurosas, cortando em pequenos pedaços e coloque para cozinhar durante 15 minutos. Em seguida, liquidifique bem e passe tudo por um peneira para só aproveitar o creme. Coloque tudo num panelão.
    Agora, cozinhe 3 cenouras , 3 batatas e 10 folhas de espinafre por 10 minutos. Liquidifique tudo e coloque no panelão.
    Adicione no panelão 2 colheres de sopa bem cheia de Farinha de Salmão, 2 colheres de sopa de Farinha de Minhoca, 2 colheres de sopa de Ração Balanceada, 1 colher de café de açúcar e 1 de sal, coloque 2 ovos, 3 colheres de sobremesa de Gelatina em pó sem sabor incolor .
    Mexa muito bem tudo que estiver dentro desse panelão.
    Quando ficar muito bem mexido , tudo por igual, a consistência deve ser a mesma de uma pasta de dente, nem mais mole, nem mais rígida, coloque em vários potinhos ou até mesmo na cuba para gelo e guarde-os no freezer de sua geladeira.
    IMPORTANTE - O PATÊ DEVE TER A CONCISTÊNCIA DE PASTA DENTAL , NEM MAIS , NEM MENOS.
    Já fiz patê só de carne branca usando camarão , ova de peixe , ova de ouriço cozida (isso mesmo , coisa de louco), ova de lagosta (coisa de pescador - passei minha infância pescando no mar e aprendendo estes segredos com pescadores , sei que é contra a lei mas a gente muitas vezes compra lagostas já mortas e cheia de ovas - não mato as lagostas para tirar as ovas pois sou contra isso literalmente) o resultado foi excelente porém não sei se vai ser fácil de obter qualquer um destes itens ,mas se você tiver em férias na praia ou amigo pescador fica mais fácil (um amigo meu consegui ova de peixe no mercado talvez você encontre também).
    Não economize esforços para alimentar seus peixes com o que há de melhor , pois os resultados compensam pois você estará dando a eles todos nutrientes necessários a apresentarem todo seu potencial genético.
    Fonte: www.amordepeixe.com.br

    Marcadores: 7 comentários

    Nutrição do guppy

    Fonte da imagem: guppy-blog.blogspot.com

      Para entender melhor o porquê da alimentação variada com alimentos vivos e com vários tipos de rações em flocos, temos que saber as exigências nutricionais dos guppies. Sabendo estas exigências podemos fazer nosso próprio patê, que servirá de complemento à alimentação industrializada disponível. Uma variação com alimentos vivos (branchonetas, enquitréias, minhoca, dáfnia, moina, microvermes, náuplios de artêmia, larva de mosquito, etc.) é muito importante, se você tem como conseguir, não negligencie.

      Fonte: www.amordepeixe.com.br

      Nascimento dos Guppies

      Fonte da imagem: http://www.acuaristas.cl/fotos/laz/alevines1.jpg

      O guppy é vivíparo de fecundação interna com relação placentária . A fêmea ovula a cada 3 dias e tem um ciclo de aproximadamente 28 dias até o nascimento das crias .Ela quando esta no seu momento ideal de fertilização , toma uma posição inclinada verticalmente em relação a seu parceiro e neste momento se houver a fecundação terá melhores condições de ter mais filhotes.

      Um dos problemas para os criadores é saber exatamente a hora em que a fêmea irá ter seus filhotes. Deste modo, ela deve ser separada dos demais, pois ela ou mesmo seus companheiros de tanque podem comer os filhotes.

      Para isso devemos saber que uma fêmea tem filhotes em média de 28 em 28 dias. No meu caso eu separo a fêmea com 22 dias aproximadamente. Outro método é quando a barriga da fêmea está bem cheia, a noite, com iluminaçãoadequada dá para se ver os filhotes dentro do ventre da mesma. Desta forma eu separo a fêmea na maternidade até o nascimento. Para isto a maternidade deve ter um espaço confortável para fêmea , temperatura e pH de acordo.

      Fonte: www.amordepeixe.com.br

      Fêmeas Virgens

      Fonte da imagem: arcadenoe.sapo.pt

      Sabe-se que o guppy por ser muito fértil com poucos meses pode haver uma troca de genes, ou seja, um cruzamento. Acontecendo isso a fêmea tem a capacidade de armazenar espermatozóides por 5 a 8 gerações de crias. Seria uma tragédia, pois um macho não muito bom pode inseminar uma excelente fêmea estragando assim todo um trabalho de seleção.

      Aconselhamos a separação dos filhotes machos e fêmeas com um mês da idade. Para isso devemos identificar os filhotes machos das fêmeas da seguinte forma:

      A - a fêmea possui atrás da barriga (local onde saem às fezes ) uma pinta preta.

      B - o macho com poucos meses começa a encurtar o gonopódio (nadadeiras ventrais - órgão copulador do macho).

      As fêmeas deverão ficar separadas de quatro a cinco meses de vida quando então deverão ser inseridas junto com os machos selecionados em um único tanque porém isoladas por uma caixa de tela. Deverão ficar no mesmo tanque sem contato com a mesma água por mais umas duas semanas. Isto porque haverá uma troca de hormônios dos machos para as fêmeas e vice-versa acelerando o desenvolvimento de ambos. Posteriormente deve-se soltar as fêmeas normalmente para procriação.

      A foto acima ilustra o gonopódio masculino de um macho americano.

      Fonte: www.amordepeixe.com.br

      Vermes de sangue ou Blood Worms

      Encontrados no mercado normalmente congelados. Alimento rico em vitaminas e outros devem ser cortados para serem dados aos guppies.

      Fonte: www.amordepeixe.com.br

      Ração de camarão seca

      Receita passada de um amigo meu. Excelente pois pode ser guardada em potes por tempo indeterminado. adquire-se um quilo de camarão de qualquer tamanho com ou sem casca. Lave-os bem e espalhe-os em uma forma metálica em uma camada. Aí vem o pior, deixa-los secando ao sol por cinco dias até se tornarem totalmente secos. O mau cheiro e insuportável por isso aconselho deixa-los secando em um sítio, cobertura de prédio com muito cuidado com as chuvas. Mas se molhar não tem problema deixe-os secar assim mesmo. Só não deixe apodrecer muito com a água pois pode estragar a cultura. Após estarem bem secos coloque-os no liqüidificador e triture-os muito. Retire e em uma peneira bem fina passe o pó separando o mais fino para os Guppies. Os grãos maiores deverão ser triturados novamente. A ração é um filé para os peixes sendo que um quilo rende em média 100 gramas de ração.

      Fonte: www.amordepeixe.com.br