Alimentação ( Parte 1 )



O guppies são omnívoros, e aceitam muito bem uma grande variedade de comidas secas, congeladas e vivas. Certifique-se de dar para os seus peixes o melhor alimento possível. Alimentos de baixa qualidade podem turvar a água e não irão suprir as necessidades orgânicas dos peixes. A alimentação dos guppies adultos ( + de 7 meses ) pode acontecer 3 vezes ao dia enquanto que peixes mais jovens devem ser alimentados com maior freqüência ( 4 ou 5 vezes ao dia ).

É importante que todo o alimento seja consumido em não mais do que 3 minutos, ou seja, é melhor dar pouca comida várias vezes ao dia do que um monte de comida de uma só vez. O excesso de alimento que não é consumido pelos peixes acaba se deteriorando dentro do aquário e com isso a qualidade da água pode piorar sensivelmente.

Também é importante variar o "cardápio", pois cada alimento irá suprir determinadas necessidades dos seus peixes. Tenha sempre à mão 2 ou 3 tipos de comidas em flocos de boa qualidade, algum tipo de comida congelada e algum tipo de comida viva e varie o cardápio. Seu guppie vai adorar e como agradecimento ele ficará maior, mais forte, mais bonito e menos suscetível a doenças.

O melhor alimento vivo para alevinos e peixes jovens é o náupilo de artêmia recém eclodido que é muito rico em vitaminas (A, C e E) e proteínas.

Como opção de alimentos congelados para peixes jovens e adultos é possível encontrar no mercado artêmias e bloodworms congelados e é possível também prepararmos em casa um patê alimentar de coração ou fígado de boi.

Fonte: www.amordepeixe.com.br

" Temperatura da cor " ( graus Kelvin ) de cada lâmpada para o seu aquário:



Fonte da imagem: http://criatividade.files.wordpress.com/2007/02/lampada.jpg


Lâmpada incandescente de 40W :_______ 3.000 K
Lâmpada halógena : __________________3.500 K
Lâmpada Fluorescente "luz-do-dia":______ 5.200 K
Lâmpada Fluorescente Flora Glo : ________2.800 K
Lâmpada Fluorescente Sun-Glo :_________4.200 K
Lâmpada Fluorescente Life-Glo : _________6.700 K
Lâmpada Fluorescente Aqua-Glo : _______18.000 K
Lâmpada Fluorescente Power-Glo : ______18.000 K
Lâmpada Vapor de Mercúrio ( HQL ): ______6000 K
Lâmpada Vapor Metálico ( HQI ) : _________4200 K
Lâmpada Halomet ( HTI ) : ______________4600 K
Lâmpada Mettallogen ( HMI ) :___________ 5600 K

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=24678836&tid=2548859927507067136

Resultado da nossa enquete

Alcon
7 (33%)
Tetra
10 (47%)
Tropifish
0 (0%)
Sera
3 (14%)
Pro Fish
0 (0%)
outra ? Especifique por favor.
1 (

Obrigada por votatem ma enquete. Mas na minha opinião a melhor ração é a Tetra, mas como é de marca estrangeira, é mais cara, e o preço da Alcon é mais em conta.

Abraços e bom final de semana.

Qualidade da Água



( Atenção ! A foto acima é de minha autoria, caso queira publicá-la em alguma site, me comunique. Agradeço a atenção. )

Para saúde dos peixes é essencial que a água seja de boa qualidade e o aquário limpo. Para mim o pior inimigo dos peixes é a água contaminada. O excesso de cloro e substancias tóxicas podem levar a morte quase que instantânea toda a criação. Para isso devemos ter sempre água descansada (3 a 5 dias em repouso) em um recipiente para só então ser

inserida no aquário, ou mesmo, adicionar anti-cloro a mesma. É essencial também o sinfonamento semanal de cerca de 20% da água dos aquários, limpando-se assim o fundo do mesmo das sujeiras e da matéria orgânica acumulada.

Às vezes também é necessária a troca da água da superfície do tanque pois pode se sujar com óleo ou outros agentes químicos. Podemos fazer isto com a inserção de uma vasilha vazia e enche-la com água da tona do tanque, coletando-se assim a mesma. Por isso nunca devemos colocar as mãos sujas dentro do aquário pois elas podem trazer além de substâncias químicas, fungos e bactérias nocivas aos peixes.

É sempre bom também a colocação de sal marinho na água pois ele combate determinados inimigos naturais dos peixes e na proporção de uma colher de sopa para 10 litros de água não faz mal a eles. Devemos nos preocupar também que ao se fazer a troca parcial da água , a nova água que deverá ser inserida deverá conter sal também na mesma proporão da água existente do aquário , pois ao se retirar a água velha retira-se também o sal existente .

A saúde dos peixes depende da qualidade de vida que proporcionamos a eles. O pH deve variar de 7.0 a 7.2, a temperatura ideal é de 25 a 28 ° C e água SEM CLORO E PRODUTOS QUÍMICOS , exceto no caso de doenças com diagnostico e uso correto de medicamentos já testados e aprovados pois os guppies são sensíveis a todos os químicos.

Fonte: www.amordepeixe.com.br

Condições ideais da água


PH: alcalino (7,2 a 7,4).

Temperatura: 26 a 28 ºC.

Embora as condições acima sejam consideradas as ideais para a manutenção dos guppies, eles são capazes de viver em condições variadas desde que os parâmetros sejam mantidos estáveis.

O temperamento pacífico, nado ágil, fertilidade e belíssimas cores dos guppies fazem deste pequeno peixe um dos preferidos entre os aquaristas e uma escolha perfeita para aquários comunitários em que os outros peixes tenham um comportamento parecido e não sejam muito maiores do que eles.

Fonte: www.amordepeixe.com.br

O Guppy de Qualidade



O guppy de qualidade é aquele que possui as nadadeiras com cores de mesmo padrão e mesma tonalidade exata, com tamanho proporcional entre elas e que além de tudo passe para seus descendentes as mesmas características genéticas sem muita variação. O corpo também tem de ser proporcional. A princípio eu achava que todo guppy de nadadeiras caudais em véu e compridas era bom, porém com o tempo descobri que é somente o primeiro passo pois além desta, a dorsal também tem de ser comprida e com mesmas cores. Já as fêmeas tem de ser boas reprodutoras , grandes e ter nadadeiras coloridas. Este é um macho da linha "Red" de guppies premiados do famoso criador Norte Americano Stan Shubel.

Fonte: www.amordepeixe.com.br

Aquário de Criação

Aquário para nascimento de alevinos (com maternidades e timer)

Deve ser de mais ou menos de 50 litros e sem nenhum ornmento para facilitar a visualização dos peixes e evitar qualquer contaminação por intermédio de plantas ou pedras. Os meus são de 60 x 30 x 30 cm para adultos e 25 x 30 x 40 cm para filhotes. O aquário de criação deve ser encarado como um laboratório de pesquisa.

Para um aquário destas dimensões um filtro interno é o suficiente, com lã e carvão ativado. Porém caso queira usar um filtro com bomba submersa de espuma ou similar é bom também, porém para muitos aquários o custo se eleva.

A iluminação ideal é a natural. As algas verdes são benéficas aos peixes. Porém quando se tem aquário em ambiente fechado aconselhamos iluminação com lâmpada fluorescente roxa. Esta controla o crescimento das algas verdes que é alimento para os peixes. O ideal é no mínimo 8 horas de exposição por dia. As lâmpadas fluorescentes brancas ajudam o crescimento de algas marrons que não são boas para os peixes. A lâmpada comum incandescente ajuda no crescimento de algas verdes porém em um aquário com muita exposição estas crescem em demasia. Pode-se também mesclar lâmpadas incandescentes com lâmpadas fluorescentes roxas. A iluminação do aquário aumenta o metabolismo dos peixes fazendo com que se alimentem mais, se movimentem mais, cruzem mais e cresçam mais rápido porém todo excesso é prejudicial. Eu tenho timers elétricos em meus tanques que são iluminados de 8:20 h às 12:20 h e de 17:00 as 21:20 h diariamente.

Fonte: www.amordepeixe.com.br


Selinho da Amizade




Uma plantinha como essa, tem que ser cultivada com muito carinho, amor e uma dose a mais de solidariedade, para que não falte nunca aos menos favorecidos!

Para todas as aminhas queridas e queridos!
Quem quiser pode pegar.
Beijinhos,
Lu_