Meu vídeo - Aquarismo

Marcadores: 0 comentários

Meu 2º selinho


Obrigada ao Blog do Mundo da Poderosa pelo lindo selinho !http://mundodapoderosa.blogspot.com

Selinhos dados:

http://www.oncecaldassm.blogspot.com/

http://tudehistoria.blogspot.com/

http://clipemocao.blogspot.com/

http://marmanjjus.blogspot.com/

http://beigenydownloads.blogspot.com/

http://tempo-horario.blogspot.com/

http://garotasdesorte.blogspot.com/

http://meninadameia-noite.blogspot.com/

http://lsbphp.blogspot.com/

http://olhaissodai.blogspot.com/

http://www.thevirtualmaster.blogspot.com/

http://www.fatosmatematicos.blogspot.com/

http://www.thevirtualmaster.blogspot.com/

http://madame-kathia.blogspot.com/

Regras do Selinho.....

1. EXIBA A IMAGEM DO SELO "OLHA QUE BLOG MANEIRO"
2. POSTE O LINK QUE TE INDICOU
3. INDIQUE PESSOAS DE SUA PREFERÊNCIA
4. AVISE SEUS INDICADOS
5. PUBLIQUE AS REGRAS
6. CONFIRA SE OS BLOGS INDICADOS REPASSARAM OS SELOS E AS REGRAS

Constipação (prisão de ventre)


Fonte da imagem: zoopets.com.br

Esta enfermidade é devido a alimentação inadequada e se caracteriza por um entumecimento do ventre do peixe , apatia , inapetência , fezes compridas , como filamento , desde o ânus , acompanhadas , às vezes de saída de gases , em forma de borbulhas .

Contra a prisão de ventre, a terapêutica consiste em embeber alimento seco em óleo de parafina medicinal, óleo de castor ou glicerina.

Se o peixe recusar este alimento, a solução é dar-lhe alimento vivo, porém NUNCA enquitréias (lombrigas brancas acidófilas) porque este alimento pode predispô-lo à constipação . Pode também usar grãos de sal de Epson em frente ao peixe, forçando-o desta maneira a enguli-los.
Podemos ainda utilizar como medicamento GELIDIUM CARTILAGINEUM, conhecido como " ágar ", (substância coloidal gelatinosa extraída das algas e não solúvel) no preparo de alimento seco.
Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=24678836&tid=2548684585467207936

Marcadores: 2 comentários

Nitrificação

No aquário, os derivados do nitrogênio são produzidos a partir do alimento fornecido aos peixes , cuja maior parte , já digerida , retorna ao ambiente através dos dejetos.

A principal substância excretada pelos peixes é a uréia ( incolor , atóxica e facilmente solúvel ) sob a ação da flora bacteriana , a uréia converte-se em amônio ( NH4+ ) e dióxido de carbono . Paralelamente , a albumina proveniente da parte não digerida do alimento ( sobras ) e outras substâncias nitrogenadas , como a quitina , depositam-se no substrato ou não sugadas para o interior do filtro.

Bactérias e fungos produzem enzimas que desmembram as moléculas de albumina em outras mais simples , os aminoácidos ; estes são absorvidos pelas bactérias e durante sua decomposição há formação de amônio que entra em dissolução na água.

Uma parte do amônio é imediatamente absorvido pelas plantas aquáticas mas o restante serve de fonte de energia para as bactérias q a transforma em em Nitritos ( NO2-) e estes em Nitratos ( NO3-) , encerrando aí o processo oxidativo dos compostos nitrogenados . Tal processo , denominado nitrificação , consome grande quantidade de oxigênio e só pode ocorrer de maneira satisfatória em ambientes ricos em gás . Para se ter uma idéia do consumo , basta o fato de , em apenas 24 horas , as bactérias utilizarem cerca de 1 grama de oxigênio dissolvido na água para oxidar a mesma massa de alimento seco de alto teor protéico .

A Nitrificação passa a ser um fator de risco para todo o sistema aquático quando a oxidação do amônio e dos nitritos faz baixar a concentração de oxigênio a ponto de comprometer a própria continuidade do processo . A depleção do nível do oxigênio e o acúmulo dos compostos nitrogenados podem matar todos os habitantes do aquário . A situação torna-se crítica quando o nível de oxigênio na água chega a ser menor do q 3.0 mg/l . Neste caso deve-se então suspender o fornecimento de alimentos e ligar temporariamente um aerizador ( compressor de ar ligado a uma mangueirinha com pedra porosa ).

Concentrações de amônio acima de 6.0 mg / l e de Nitritos acima de 7.5 mg / l são tóxicas para peixes e plantas de água doce. Os nitritos tambem são parcialmente aproveitados pelas plantas aquáticas ; a despeito de sua baixa toxidade , em comparação com o amônio e os nitritos , os Nitratos , quando em excesso , podem acarretar danos aos peixes e às plantas.Na verdade , a ação do excesso de nitratos sobre as plantas permanece obscura ; o exame dos tecidos das plantas aquáticas em mau estado costuma revelar uma concentração exagerada de nitratos mas ainda não se sabe se esta é a causa da doença ou se os nitratos não puderam ser metabolizados devido à carência de outros nutrientes , como ferro e molibdênio.

Foi comprovado cientificamente que o Musgo de Java é o melhor controlador de nitritos, baixando bem seus niveis ou até zerando-os.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=24678836&tid=2549325993735708928

Oodinose (Doença do veludo)


Fonte da imagem: forumaquario.com.br

Os Protozoários que possuem clorofila em sua constituição são capazes de preparar uma forma de substância alimentícia de carbohidratos que os nutre. Eles utilizam a luz do mesmo modo q os vegetais , para fabricar seus alimentos , usam a função clorofiana .

Esta doença é produzida por um parasito unicelular , dinoflagelado , denominado OODINUM LIMNECTICUM , popularmente chamado de << Íctio veludo >> , e parasito dos peixes ormamentais .

O parasito cobre todo o corpo do peixe , formando uma camada aveludada branca . Esta doença é reconhecida por pontos brancos grandes , que são as colônias dos parasitos enquistados no peixe .Também , como no tratamento do Íctio , os parasitos são atingidos pelos produtos químicos ao deixarem o corpo do hospedeiro para a perpetuação da espécie .

A elevação da temperatura ambiente para 28 C precipita a saída dos parasitos do corpo do seu hospedeiro .

Tratamento : Aureomicina ou Acriflavina
Dosagem : 15 mg p/ 1 Litro de água .
Banhos de 24 a 36 horas , durante 4 dias , à 28 C .

Outro tratamento que é controvertido , é o uso de pedaços de arame de cobre na água do aquário . O cobre em contato com os ácidos orgânicos existentes no aquário , fornece sais de cobre em proporções diminutas , porém suficientes para matar esses parasitos . Estes sais em proporção superior a 3 partes por milhão , são letais para os peixes .

"Carlos André Salles", ilustre biologista e pesquisador, obteve excelentes resultados no combate a esta doença , utilizando como terapêutica moedas de 1 cm, americanas, devido à pureza das mesmas , tamanho e quantidade dos sais , segundo o relato de Raul Pereira , outro competente aquariólogo."Amlacher" tem debelado esta parasitose utilizando "Acriflavina" durante 3 ou 4 dias. O saudoso "William T. Innes" afirmava que o Sulfato de cobre não servia para nada por apresentar consequências graves nos peixes tratados por estes sais .

"Gastão Botelho"e "A. Bergamini de Abreu" , autores do livro : Doenças e tratamentos dos peixes ornamentais, obtiveram excelentes resultados (cura em 24 horas) no combate de fungos utilizando sais de sulfato de cobre .

Marcadores: 3 comentários

Temperatura da cor ( graus Kelvin) de cada lâmpada para o seu aquário

(foto de uma lâmpada incandescente)

Fonte da imagem: botega.com.br

Lâmpada incandescente de 40W :_______ 3.000 K
Lâmpada halógena : __________________3.500 K
Lâmpada Fluorescente "luz-do-dia":______ 5.200 K
Lâmpada Fluorescente Flora Glo : ________2.800 K
Lâmpada Fluorescente Sun-Glo :_________4.200 K
Lâmpada Fluorescente Life-Glo : _________6.700 K
Lâmpada Fluorescente Aqua-Glo : _______18.000 K
Lâmpada Fluorescente Power-Glo : ______18.000 K
Lâmpada Vapor de Mercúrio ( HQL ): ______6000 K
Lâmpada Vapor Metálico ( HQI ) : _________4200 K
Lâmpada Halomet ( HTI ) : ______________4600 K
Lâmpada Mettallogen ( HMI ) :___________ 5600 K

Fonte:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=24678836

Gema de ovo


Fonte da imagem: interney.net

A gema de ovo é um excelente alimento para os guppies, devemos oferecer somente a gema bem cozida e em pequenas quantidades, muito rica em Vitaminas B5 e D, deve ser oferecida desde a primeira semana de vida para evitar doenças carenciais e acelerar o desenvolvimento.

Outros alimentos frescos que nunca devem faltar na dieta dos guppies são: Fígado (Vit. A e toda a série B), Coração de boi (Vit. B2 e B3), Peixes, Mariscos e Vôngoles (Vit. A, C e D).

Todos esses alimentos deverão ser oferecidos crús (exceto a gema de ovo, que deverá estar bem cozida), alternando com alimentação seca industrializada (Sera - Mikropan), Tetra Colors, Alcon Basic, etc. E também alimentação viva principalmente Larvas de Mosquito (Todos os dias), outros alimentos vivos devem ser oferecidos no máximo 2 X por semana (artêmias, drosófilas, dáfnias) e alguns outros somente a cada 10 ou 15 dias (larvas do besouro do amendoim e micro vermes), Enquitréas (causam constipação) e Tubifex (várias doenças) nunca devem ser oferecidos p/ os guppies.

Faça TPAs periódicas, alimente os filhotes entre 5 e 6 X/ dia até completarem 1 mês, alterne ao máximo o menu e procure separar na tabela os alimentos com as mesmas vitaminas. (Faça uma tabela c/ todos os dias da semana e com 3 ou 4 refeições diárias, monte de acordo com sua facilidade em encontrar os alimentos escolhidos).

Alevinos ou Filhotes : 4 a 6 refeições diárias.
Peixes jovens ainda em desenvolvimento: 3 refeições.
Peixes adultos sempre em reprodução : 2 refeições diárias.
Peixes velhos ou sem reprodução (aquário comunitário): somente 1 refeição ao dia.

Fonte:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=24678836&tid=5342018600247706373&kw=gema+de+ovo

Observações importantes sobre o Betta


Fonte da imagem: saude.abril.com.br

Ao colocar a fêmea no aquário, ela deverá estar "ovada", ou seja, com seu ventre inchado e com algumas linhas verticais, o que indica que ela está pronta para a reprodução. É aconselhado que, antes da reprodução, os aquários do macho e da fêmea sejam colocados lado a lado para eles irem se "acostumando" um com o outro.

A reprodução deve ser feita em um lugar calmo e sem a luz direta do sol. Em dias frios é aconselhada a colocação de um aquecedor de 1 (um) Watt de potência (por algumas horas) no betário para evitar o aparecimento de doenças como fungo e íctio. Na reprodução, a temperatura deve ser mantida constante em 27ºC, como dito anteriormente.

Meu 1º selo !!!


Se você recebeu este selo, sua missão é: indicar 10 blogs para recebê-lo. Meus agradecimentos ao blog MARMANJJUS

OS MEUS INDICADOS SÃO:












Obrigada pelo carinho.

Betta - Um peixe bom de briga



Também conhecido como "peixe de briga", esse peixe da família dos Anabantídeos é originário da Tailândia. Essa associação se deve ao fato de os Bettas machos serem extremamente violentos, não podendo conviver com outros Bettas no mesmo aquário. Por isso é aconselhada a criação nos chamados "betários", ou seja, aquários de no mínimo15x12x12 cm.

Os Bettas viviam em águas estagnadas e mal-oxigenadas, como a dos arrozais, por exemplo. A respiração nessas águas só era possível devido a um órgão auxiliar que os Bettas possuem, o labirinto, que os permite retirar seu oxigênio da atmosfera. Por esse motivo, um betário não precisa de oxigenação. Apesar disso, a água do aquário deve ser parcialmente trocada a cada quinze dias, e pode ser usada água de filtro , sempre à temperatura ambiente.
A alimentação dos Bettas deve ser feita com a comida, em forma de ração, encontrada nas lojas especializadas, com comidas vivas, (artemias, por exemplo) e até mesmo com gema de ovo cozida (mas isso deixa a água extremamente suja).

Deve-se ter um cuidado especial para não dar comida em excesso (o que pode deixar a água ácida e turva) e sim, dar alimento suficiente para ser consumido em minutos. Caso isso não aconteça, a comida restante deve ser retirada. Esse processo deve ser feito de uma a três vezes ao dia.

Para a reprodução o ideal é utilizar um aquário com capacidade para 16 litros (ou 40x20x20cm), onde deve ser posto um solo de areia média de 2 centímetros. A iluminação deve ser feita com uma lâmpada incandescente (de 15 velas) que deve ser exposta por quatro horas diárias.

A temperatura da água deve ser de 27ºC e o Ph 6.9. É aconselhada a colocação de algumas plantas, como a "Sagittaria microfolia" e a "Ceratophillum demersum". Nesse aquário deve ser colocado o macho, que ao estar pronto para a reprodução construirá um ninho de bolhas envoltas num muco bucal na superfície da água.

Quando o ninho estiver pronto, deve ser colocada a fêmea. O macho curvará seu corpo sobre a fêmea, abraçando-a e forçando-a a expelir seus ovos. O macho os fecundará liberando seus espermatozóides na água. Logo após a postura dos ovos, a fêmea deve ser retirada do aquário. O macho então apanhará os ovos no fundo do aquário e os colocará no ninho. Neste momento é aconselhado que se abaixe a altura da coluna da água para dez centímetros para diminuir a pressão da mesma sobre os ovos.

Após 48 horas ocorre a eclosão dos ovos, ou seja, o nascimento dos alevinos, que começam a nadar por volta do sétimo dia (quando isso acontecer, deve-se retirar o macho do aquário). Os alevinos são alimentados nos primeiros dia pelos nutrientes contidos no saco vitelino, e, posteriormente, devem ser alimentados por infusórios (preparados com folhas de couve e gema de ovo seca pulverizada) ou até mesmo por comidas para alevinos, encontradas em lojas especializadas. Somente os mais fortes sobrevivem.Os peixes Betta chegam a medir 10 centímetros.

Reprodução dos Corydoras


( foto de um (a) Corydora Albina )

Fonte: somethingsphishy.com

A reprodução da corydora acontece, em geral em grupo, quando isolados em pares. De preferência o número de machos deve ser superior ao de fêmeas. Elas aceitam o acasalamento com diversos machos, sem nenhum preconceito.

Embora a reprodução em cativeiro seja muito difícil, vale a pena tentar. Para separar um macho e uma fêmea, repare nas bordas das nadadeiras ventrais: as do macho são arredondadas, e as da fêmea são pontiagudas. Mais fácil é comparar pelo tamanho da fêmea, pois ela é maior e possui um ventre bem mais volumoso.

Coloque-os num casal separado, a princípio, o casal vai nadar junto, procurando uma folha larga ou uma pedra que limparão para desova. Depois, o macho começará a nadar por cima da companheira, roçando carinhosamente os barbilhos em seu dorso.

Algum tempo depois, ele deita-se no fundo do aquário com o ventre voltado para cima e a fêmea acomoda-se sobre ele. Nesse tempo a fêmea retira o esperma do macho com a boca enquanto forma com as nadadeiras pélvicas uma bolsa onde ficam os óvulos. Dirige-se então para o local escolhido, deposita o esperma e, sobre ele, de 100 a 300 óvulos. Para que eles não sejam devorados pelos pais, convém retirar o casal terminada a desova.

Em três dias, os ovos eclodirão, caindo os alevinos no fundo do aquário. Alimente-os com tubifex, larvas de mosquitos esmagadas, gema de ovo, pasta de flocos. O crescimento dessa espécie é lento. Demoram 2 anos para atingirem a maturidade. Gostam de um aquário bem plantado, lembrando seu habitat natural.

www.petfriends.com.br

Corydora


Fonte da imagem: arcadenoe.sapo.pt
Esta espécie de peixe é extremamente sociável, pacata e habita o fundo do aquário. Possui a boca voltada para baixo o que facilita a sua principal característica que é de limpeza do fundo. Em aquários, chega a evitar até o entupimento de filtros biológicos.

A corydora procura no solo resíduos comestíveis além de fazer a raspagem das algas que se depositam sobre as plantas e impedem sua respiração.Mas a corydora não vive só de restos. Ela deve ser alimentada com comidas frescas, como minhocas picadas e alimentos em forma de tabletes.

É um peixe de comprimento que gosta de nadar em grupo de três a cinco peixes. Não é agressivo, podendo conviver com espécies mansas como ela. No mínimo deve haver três exemplares de corydoras em seu aquário.

Durante o dia costuma ficar meio sonolento, mas ao se apagarem as luzes, a corydora realiza um belo trabalho de limpeza do fundo. Pode viver até oito anos e medir seis centímetros.

Fonte:www.petfriends.com.br