Peixe Paraíso




Nome Popular: Peixe do Paraíso

Nome Científico: Macropodus opercularis

Família: Osphronemidae

Habitat: Sul da China e bacia do rio Yangtze Ilha Hainan em Taiwan e norte do Vietnan

pH: 6,0 a 7,2

Temperatura: 25ºC a 30ºC

Dureza: 4 - 8 dH

Tamanho Máximo: 12cm

Sociabilidade: Casal - Machos da mesma espécie podem brigar até a morte em aquários pequenos, contudo podem vivem em aquários comunitários com peixes de mesmo porte ou maiores, pouco agressivos.

Comportamento : Agressivo

Manutenção: Fácil

Zona do Aquário: Meio

Aquário Mínimo:20L

Alimentação:Onívoro

Características:

Um dos mais belos peixes do mundo, são inteligentes e bastante interativos com seu dono. Respiram alternativamente ar atmosférico, e são pouco exigentes quanto à qualidade da água, podendo manter um casal em pequenos aquários de 20 litros. Apreciam muito densa vegetação, são ideais para plantados, mesmo os nanos.

Reprodução:

Reproduzem com tal facilidade e com proles tão grandes com alta taxa de sobrevivência dos filhotes, tanto que em muitas partes do mundo são utilizados como alimento vivo. Deve-se separar o casal num aquário específico, com plantas soltas, sem cascalho e bem tampado, com um pequeno filtro de espuma movido com um compressor. Ele faz um ninho de bolhas decorado com pedaços de planta e após uma belíssima dança de cortejo, conduz a fêmea com ventre cheio de ovos sob este ninho. O Macho a envolve num abraço para que ela solte seus ovos, que são imediatamente fertilizados e coletados pelo macho, que os coloca no ninho. Após a desova a fêmea deverá ser retirada. O macho tomará conta dos filhotes até que eclodam e passem a nadar livremente, o que ocorre cerca de dois dias. Então o macho pode ser separado (mas não é necessário, ele apenas comerá os filhotes se estiver faminto) e os filhotes deverão ser alimentados com infusórios por alguns dias, então pode-se oferecer náupilos de artêmia ou ovos de artêmia sem casca e ração triturada.

Limpa - vidro



Esse peixe é muito útil para a qualidade da água e equilíbrio natural do aquário. É um animal pacífico que se alimenta do limo existente no aquário. Apesar de não ser um animal muito exuberante, sempre é bom mantê-lo no seu aquário, pois como o seu próprio nome diz, ajudará na limpeza dos vidros e conseqüentemente na sua beleza.

Mesmo sendo um peixe tranqüilo, o ideal é introduzi-lo no aquário apenas quando já houver criação de limo, caso contrário, os outros peixes podem se tornar seus alimentos. O limpa-vidro também come alimentos em flocos e artêmias salinas.

Costuma atingir cerca de 5 centímetros e vive em águas com pH neutro ou ligeiramente ácido entre 7,0 a 6,8. A temperatura ideal fica entre 19 a 26ºC. Para conseguir realizar o seu trabalho, o de limpar, utiliza sua boca como se fosse uma ventosa e assim suga e raspa os alimentos dos vidros.


O animal pode passar hora imóvel grudado no vidro, o que não quer dizer que ele está doente ou com algum problema. Pelo contrário, essa é uma atitude comum para o limpa-vidro que quando menos se espera já trocou de lugar no aquário, mas continua grudado no vidro.

Para colocá-lo em um aquário é indicado comprar ao menos dois exemplares, pois eles não gostam de ficar sozinhos sem animais da mesma espécie. São peixes ovíparos, entretanto pouco se sabe sobre a reprodução em cativeiro.

Esse peixe tem sua origem na América do Sul. São facilmente encontrados no seu habitat natural.

Fonte: www.petfriends.com.br

Aviso Importante

Boa noite pessoal,

Estou aqui para avisar que não postarei no blog no próximo sábado e também acho que não postarei no próximo domingo, pois estarei indo no sábado para Minas Gerais, mas vou me esforçar ao máximo para ir na lan house no no domingo.

Boa semana à todos !

Decoração



Todos os tipos de decoração são possíveis.

Os materiais naturais ou de aparência natural, como cortiça e raízes de turfeira, são preferíveis para este efeito. Em relação às raízes de turfeira, pode ser conveniente fervê-las antes de colocá-las na água, para que liberem o tanino que poderia turvar a água.Certas espécies gostam de se esconder ou utilizam seu meio para pôr e proteger seus ovos.

É conveniente, então, fazer pequenos esconderijos com pedras (pode-se utilizar também a metade de um coco ou um vaso de flores, de antemão bem limpos).

O vidro traseiro do aquário pode ser mascarado por uma decoração de poliéster resinado ou por um pôster que represente o ambiente do aquário, a fim de aumentar o efeito de profundidade.

Fonte: wikipédia

Alimentação



Os Guppys podem ser alimentados várias vezes ao dia desde que seja em pequenas porções, o cardápio pode ser variado e incluindo alimentos vivos como por exemplo artêmias salinas ou enquitréias.


Se acha também no mercado alimentos congelados tipo artêmias congeladas ou bloodworms congelados. Os alimentos industrializados também são bastante apreciados, mas sempre em pequenas porções, nunca deixe sobrar comida no fundo do aquário.


Fonte: wikipedia