ALGAS PARDAS

Fonte da imagem: recursos.cnice.mec.es


As algas pardas que normalmente surgem no aquário pertencem ao grupo das diatomáceas, e caracterizam-se como unicelulados que se congregam em cadeias ou leques.

O seu alastramento excessivo está relacionado com a degradação biológica do ambiente.

Pouca luz e baixos índices de oxigênio favorecem o desenvolvimento dessas algas que formam fina camada, facilmente removível. Na verdade, não oferecem ameaça alguma. O reestabelecimento do equilíbrio biológico é suficiente para que logo desapareçam.

ALGAS VERMELHAS


Fonte da imagem: agargel.com.br

As algas v
ermelhas de água doce apresentam-se sob a forma de tufos filamentosos de cor verde arroxeada escura ou violeta; o pigmento vermelho ( ficoeritrina ou rodofilina ) torna-se mais evidente ao se emergir a alga em álcool.

Um dos maiores contratempos no aquário é ocasionado por infestação de algas filamentosas vermelhas do gênero Audovinella ( conhecidas vulgarmente como algas petecas ). Este tipo de alga se prolifera com incrível rapidez, colonizando plantas, pedras, troncos e até mesmo o cascalho do fundo; costumam formar densa cobertura, e podem matar a planta usada como suporte por sufocamento e desnutrição; por outro lado, a tentativa de remove-las mecanicamente sempre causa mutilações irreparáveis nas folhas.

Alguns peixes, como os dos gêneros Leporellus ( fam. Anostomidae ) e os Epalzeorhynchus ( fam. Cyprinidae ) conseguem comer algas petecas, mas contra elas os algicidas têm pouca ou nenhuma ação.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=24678836&tid=5233199044952154368

Marcadores:

0 comentários: